quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atari




O Atari foi o meu primeiro videogame. E o de muita gente também.

Parecia uma caixa preta enoooorme com joystick tipo alavanca. As fitas de jogos eram pequenas e tinha um mais doido que o outro (aqueles que hoje você se diverte jogando e as crianças não vêem a mínima graça). Alguns (ou todos, sei lá) você consegue jogar ou baixar pela internet (baixei um montão e jogo no meu PC).

Não me lembro quem me deu ou quando eu ganhei, mas me lembro de jogar igual uma doida.

O meu era um Atari VCS 2600 (esse aí da foto).

Ele foi lançado em 1977 nos Estados Unidos para concorrer diretamente com o Fairchild Channel F lançado em 1976 pela “Fairchild Semiconductor” que foi o primeiro videogame programável (os jogos podiam ser vendidos separadamente... antes disso, só as máquinas de fliperama rsrs). O Atari 2600 custava cerca de 200 dólareas e foi praticamente um fracasso de vendas... venderam em torno de 300.000 videogames entre 1977 e 1978 de uma produção total de 800.000! Imagine só ter meio milhão de máquinas paradas!

Bom, para cobrir os prejuízos aceitaram ajuda financeira da Warner e uma série de discordâncias causou a saída do fundador em 1978 mesmo, o Sr. Nolan Bushnell. 

Com o investimento e a desistência da “Fairchild Semiconductor” os programadores conseguiram alcançar os limites do hardware e deslancharam em vendas quando investiram em novos jogos que chamou a atenção do público. Em 1980 o Atari 2600 foi o presente de natal mais vendido e outros milhões de máquinas foram vendidas o ano todo... no ano de 1980 o faturamento da Atari foi de mais de 2 bilhões de dólares.

Esse super videogame só chegou ao Brasil em 1983.

Eu tinha uma caixa com um monte de jogos, não me lembro o nome deles e eu teria que procurar muito para achar todos eles. Lembro daquele tosco que o aviãozinho ficava voando e você tinha que acertar com um tiro (que saía do nariz do avião) os obstáculos que apareciam na frente. 

Como eu era uma criança meio descuidada com essas coisas, ele não durou muito... lembro de usar o console na minha casinha de bonecas (um pecado, eu sei). Mas naquela época eu não tinha muita noção das coisas.

Os jogos e videogames de hoje são extremamente complicados para a minha cabeça. O único que eu ainda gosto de jogar é o Mortal Kombat que é demais, desde o mais velhoaté o mais recente (deixa esse para outro post).

Hoje em dia eu me pergunto: “Onde será que foi parar meu Atari?”

Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário